Quem está preparado para usufruir o novo bônus?

Nas últimas décadas houve um grande crescimento da expectativa de vida, de forma que hoje as pessoas podem contar com um novo estágio de vida adulta, de aproximadamente 25 anos. Trata-se de um tempo em que as pessoas não são mais consideradas jovens, mas também não podem ser classificadas como velhos. Os “baby boomers”, que constituem a primeira geração a receber esse bônus, não se prepararam para usufruí-lo e se sentem como que incrédulos e perdidos. E as gerações mais novas ainda enxergam o futuro com lentes do passado, que não lhes permitem perceberem vida interessante para quem não é mais jovem.

Cuidando de forma adequada da essência da vida
Tudo isso nos indica que está na hora das pessoas avaliarem seus projetos de vida e carreira, para definirem um novo sentido de direção. É necessário ajuda-las a identificar as dimensões realmente relevantes de seu projeto de vida, para que possam encontrar um novo equilíbrio e não se sentirem reféns de um ativismo voltado apenas para o urgente e o prioritário do atual momento. O Opus 21 foi desenhado para oferecer aos participantes uma oportunidade de parar para pensar, de fazer um balanço, de resgatar as várias dimensões da vida e buscar novas alternativas, através das quais possam realizar seus sonhos de vida e carreira. Há muitas saídas. Basta construí-las.

Objetivo Geral
Apoiar e instrumentalizar os participantes para a construção e revisão de projetos de vida e carreira, visando o equilíbrio entre seus objetivos pessoais e profissionais.

Objetivos Específicos
– levar os participantes a conhecerem, debaterem e utilizarem – com o apoio de uma abordagem interdisciplinar – referências relevantes para a harmonização das diversas dimensões de sua vida e carreira.

– com base em método estruturado, apoiar os participantes na elaboração de projetos pessoais que integrem os aspectos abordados pelo programa e lhes permitam se sentirem motivados, fortalecidos e confiantes para a superação de seus desafios.

– oferecer aos participantes a oportunidade de aprendizado coletivo, pelo compartilhamento em grupo das dificuldades e formas de superação dos desafios relacionados à realização pessoal e profissional.

Metodologia
 – aprendizagem ativa baseada em competências e na pedagogia dos projetos.
O projeto – neste caso o Plano de Vida e Carreira – funciona como elemento articulador da aprendizagem, levando o participante a mobilizar e articular conhecimentos, habilidades e atitudes para a constituição das competências almejadas.

– abordagem interdisciplinar que busca contemplar as diferentes perspectivas que devem fundamentar o esforço de afirmação e realização do indivíduo na sociedade contemporânea.

– estrutura modular abordando as dimensões mais importantes do tema central. Os participantes desenvolvem, módulo a módulo, seus projetos individuais, articulando e integrando o aprendizado.

– atividades presenciais e a distância. Pela internet os participantes entram em contato com as bases conceituais e metodológicas e realizam trabalhos individuais. As sessões presenciais são dedicadas ao aprendizado coletivo, em que os participantes são desafiados a contribuírem com o grupo e se deixarem influenciar pelas suas contribuições.

– tutoria on line para as atividades a distancia, com blog próprio para consulta e interação com colegas e orientadores.

counseling individualizado ao longo dos módulos do programa.

– uso de diferentes formas de expressão artística para inspirar e aguçar a sensibilidade dos participantes nos diversos módulos, de forma a garantir um envolvimento com emoção, inquietude e liberdade criativa.