O que é Educação Corporativa

Educação Corporativa é um movimento iniciado em grandes organizações industriais  e de serviços (General Eletric, Motorola, IBM, Nokia, McDonalds) nas décadas de 60 e 70 e que visava estruturar as iniciativas de desenvolvimento humano numa perspectiva de médio e longo prazos. Sua característica mais frequente é a de estabelecer conexões relevantes entre a estratégia do negócio, a cultura corporativa e o papel das lideranças no processo de educação continuada de executivos e profissionais-chave, em toda a cadeia de valor da Organização.
Após um primeiro ciclo de concentração dos programas nos públicos internos das empresas, essa abordagem evoluiu para o envolvimento de fornecedores, parceiros de serviços, clientes e comunidade de uma forma geral. Ampliou-se, assim, o leque de conteúdos, temas e metodologias aplicativas, “desescolarizando” os programas e instituindo outros canais de ensino e aprendizagem, como a educação a distância, os estudos de casos, os projetos aplicativos e o “on-the-job training”.  Dessa forma, as empresas assumem parte do papel institucional dos governos na dinâmica de capacitação  e desenvolvimento dos profissionais.

No Brasil, a criação das chamadas Universidades Corporativas passou por uma “febre” marcante nos anos 90, com vários projetos que não foram adiante por falta de patrocínio político na primeira instância de liderança das empresas. Hoje existem mais de 200 cases brasileiros, mas são poucos os que seguem a concepção e a estrutura conceitual adequada, ou seja, aquela que conecta estratégia, cultura e educação, numa visão futura do negócio.